Categorias
Sem categoria

Como funciona o Imposto de Renda

A dinâmica do IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física – é confusa para grande parte das pessoas. Como a Declaração de Ajuste é feita anualmente existe uma crença de que o Imposto é pago de forma anual, mas na verdade ele acontece a todo momento.

Toda vez que você receber qualquer dinheiro ou realizar qualquer pagamento (ou seja, outra pessoa ou empresa estará recebendo dinheiro) irá incidir IR sobre esse valor.

Recebeu salário? O imposto será descontado na fonte. Teve lucro com renda variável? Deverá pagar o DARF de acordo com esse lucro. Foi a uma consulta médica? O IR já está incluindo no valor que você pagou pois o médico precisará pagar o imposto devido pela nota recebida.

E por aí vai…

Você deve estar se perguntando sobre os isentos e tipos de receitas não tributáveis. Vale ressaltar que todas essas regras fazem parte da Instrução Normativa da Receita Federal.

O governo, ou para estimular alguma área da economia ou para recolher menos ou mais imposto, pode optar por não tributar alguma receita, por isentar algumas pessoas do não pagamento do IR ou por dar algum incetivo, concedendo deduções para certos pagamentos. Um exemplo, o Governo decidiu incentivar a formalização do trabalho das Empregadas Domésticas.

Por isso, por alguns anos, o empregador que assinasse a carteira de sua empregada doméstica teria parte do imposto pago devolvido. O que é feito anualmente é a Declaração de Ajuste Anual ou, como também é conhecida, DIRF – Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. Nesse momento você presta contas a Receita Federal de tudo que aconteceu ao longo do Ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *