5 dicas para declarar despesas com educação no IR

Se você possui dúvidas em relação às despesas que tem com educação no IR, precisa ler este artigo. Aqui iremos esclarecer e dar informações que possivelmente podem te ajudar na hora da declaração, para que você fique em dia com a Receita.

Despesas com educação que NÃO podem haver dedução

As despesas dedutíveis, em geral, são os valores que você pode tirar do cálculo do imposto, que é formada pelos rendimentos tributáveis. Ou seja, são os gastos feitos ao longo do ano anterior que, na hora de declarar, podem reduzir o quanto você vai pagar de imposto ou até mesmo aumentar a restituição.

As seguintes despesas não podem ser utilizadas para fins de dedução na educação:

1) Com uniforme, material e transporte escolar, para a elaboração de tese de pós-graduação, cópias, tradução de textos, impressões, gastos postais e de viagem;

2) Para a aquisição de enciclopédias, livros, revistas, jornais;

3) Com aulas de música, dança, natação, ginástica, tênis, pilotagem, dicção, corte e costura, informática;

4) Cursos preparatórios para concursos ou vestibulares;

5) Com aulas de idiomas estrangeiros;

6) Para entidades de qualquer natureza que tenham por objetivo a educação de terceiros;

7) Com Associações de Pais e Mestres ou quaisquer associações de educação;

8) Em feiras e congressos. Vale destacar que, no caso de autônomos que possuem livro-caixa, pode haver dedução de algumas destas despesas de acordo com as suas regras específicas. Por exemplo, gastos em congressos ou com cópias e impressões, caso relevantes para a prática profissional.

Informe as despesas com educação de cada pessoa separadamente

Na declaração anual, o contribuinte deve informar o total das despesas realizadas com educação por pessoa. E em seguida, a parcela indedutível. Ou seja, não basta declarar apenas o valor do limite se o gasto foi superior. Tem que informar o valor total da despesa.

Despesas com educação cobertas por terceiros

Despesas com educação cobertas por terceiros (como o empregador) podem ser deduzidas na sua totalidade. Todavia, os valores recebidos, neste caso, você deve tratar como rendimento tributável.

Condições para isenção de impostos sobre bolsas de estudo e pesquisa

São isentas de tributação as bolsas de estudo e de pesquisa caracterizadas como doação, mas desde que não representem vantagem para o doador nem exijam alguma contraprestação de serviços.

Despesas dedutíveis com educação no exterior

Podem haver dedução dos rendimentos tributáveis os pagamentos no exterior referentes à matrícula e às mensalidades escolares. Entretanto, os gastos de viagem e estadias no exterior não podem ser deduzidos como despesas de educação nem os impostos retidos sobre as remessas ao exterior.

Declarecerto seu IR!

Uma coisa é certa: se você possui despesas com educação, não tem como fugir da declaração.

Declarecerto é uma plataforma que simula o seu IR e vai te ajudar a escolher a forma de declarar sem erros, sem perda de tempo e nem dinheiro. Além disso, te dará a chance de receber o maior valor possível de restituição. Com a ela, você pode realizar a simulação da sua declaração e a de seu núcleo familiar para que nada fique para trás!

Vem com a gente!

DECLARECERTO PREMIUM

80% DE DESCONTO

de R$399,90 por somente

R$ 79,99

EM ATÉ 6X SEM JUROS

 E pague somente na hora do envio.

Descomplique sua declaração de
Imposto de Renda com a Declarecerto e economize seu tempo e seu dinheiro!