BDR do Nubank: Preciso declarar no Imposto de Renda?

Transações em bolsa de valores precisam ser declaradas no Imposto de Renda. Mas e quem aceita ser “sócio” do Nubank, também é necessário declarar? Vamos explicar no artigo a seguir.

 

Os clientes do Nubank que desejam investir, tiveram a chance de se tornarem sócios, e caso quisessem, receberem gratuitamente um BDR (Brasilian Depositary Receipt) do banco, que será listado na NYSE e na B3 simultaneamente.
A partir do momento que alguém faz qualquer tipo de transação em bolsa de valores, precisa começar a declarar o IR, mesmo que sua renda não se enquadre no grupo que precisa fazer a declaração anual de forma obrigatória.
Agora a dúvida que fica é: quem fez a reserva do BDR do Nubank, também precisa declarar no imposto de renda em 2022? É o que iremos explicar mais adiante neste artigo.

Mas o que é BDR?

BDR significa Brazilian Depositary Receipt, um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil que representa ações de empresas listadas em Bolsas de outros países. É um investimento acessível para qualquer investidor – independente da quantidade de dinheiro aplicado. 
Ou seja, é uma forma mais simples de brasileiros investirem em companhias negociadas em Bolsas internacionais, sem a necessidade de abrir conta em corretora estrangeira nem de enfrentar a complexidade de investimentos internacionais. Por exemplo, com um BDR, é possível investir em empresas como Disney, Google, Facebook, e muitas outras, diretamente pela B3.

Vantagens e Desvantagens

De acordo com a B3, algumas vantagens de investir em BDR são:
  • Acesso mais fácil aos títulos de empresas listadas no exterior sem ter de pagar os custos relacionados a investimentos internacionais;
  • Possibilidade de investir em títulos listados no exterior, mas com operações realizadas no Brasil e liquidação feita em reais;
  • Novas opções de investimentos para diversificar a carteira.
 
Por outro lado, os BDRs são um tipo de investimento de renda variável e, por isso, apresentam maior risco ao investidor. É preciso estar preparada(o) para encarar essa instabilidade.
Outra questão que merece atenção: é preciso ter um bom conhecimento sobre a empresa para investir e também para saber a hora de vender. Além disso, muitos materiais oficiais podem estar em inglês. Vale pensar nisso antes de investir. 

Preciso declarar meu BDR do Nubank no Imposto de Renda 2022?

Não! Em 2022 não será necessário declarar no IR (que é referente ao ano de 2021). Porém, mais adiante, sim. Isso porque o BDR que o Nubank está oferecendo só poderá se negociado 12 meses após a entrada do banco na bolsa de valores. Ou seja, depois de um ano o cliente poderá decidir se quer ficar com o BDR ou vendê-lo e resgatar o valor do ativo. E só quando isso acontecer é que o investidor que ganhou o BDR terá que fazer a declaração para a Receita Federal.
Portanto, se você é um novo investidor que aceitou receber esse “pedacinho” do Nubank, deve declarar o BDR do Nubank lá em 2023. Mas fique tranquila(o), pois até la, os clientes com os BDRs terão bastante tempo para se familiarizar com o IR, estudar e aprender a declará-lo.

E quem investir no Nubank, terá que declarar em 2022?

Sim! Caso você decida investir no Nubank para além do BDR que será doado pelo banco, ou seja, se você optar por comprar mais BDRs diretamente na B3, precisa declarar esse investimento no Imposto de Renda de 2022. Porque nesse caso, você já estará fazendo negociações diretamente com a B3 em 2021.

Mas se você já tiver outros investimentos, então esse será apenas mais um ativo a declarar. E se esse for o seu primeiro ano como investidor e ainda não teve a experiência de fazer uma declaração de IR, você precisa conhecer a Declarecerto!

A Declarecerto te ajuda na hora de simular seu imposto de renda antes de enviar a declaração, de forma simples, para que não ocorra nenhum erro e sem perda de tempo. E o melhor: tudo isso de forma gratuita!
Portanto, se você é investidor ou pretende começar a ser e precisa declarar seu IR, vem com a gente!
Fonte: Nubank / Poupar Dinheiro

DECLARECERTO PREMIUM

80% DE DESCONTO

de R$399,90 por somente

R$ 79,99

EM ATÉ 6X SEM JUROS

 E pague somente na hora do envio.

Descomplique sua declaração de
Imposto de Renda com a Declarecerto e economize seu tempo e seu dinheiro!