Transações em bolsa de valores precisam ser declaradas no Imposto de Renda. Mas e quem aceita ser “sócio” do Nubank, também é necessário declarar? Vamos explicar no artigo a seguir.
Imagem: Divulgação/Nubank
Os clientes do Nubank que desejam investir, tiveram a chance de se tornarem sócios, e caso quisessem, receberem gratuitamente um BDR (Brasilian Depositary Receipt) do banco, que será listado na NYSE e na B3 simultaneamente.
A partir do momento que alguém faz qualquer tipo de transação em bolsa de valores, precisa começar a declarar o IR, mesmo que sua renda não se enquadre no grupo que precisa fazer a declaração anual de forma obrigatória.
Agora a dúvida que fica é: quem fez a reserva do BDR do Nubank, também precisa declarar no imposto de renda em 2022? É o que iremos explicar mais adiante neste artigo.
Mas o que é BDR?
BDR significa Brazilian Depositary Receipt, um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil que representa ações de empresas listadas em Bolsas de outros países. É um investimento acessível para qualquer investidor – independente da quantidade de dinheiro aplicado.
Ou seja, é uma forma mais simples de brasileiros investirem em companhias negociadas em Bolsas internacionais, sem a necessidade de abrir conta em corretora estrangeira nem de enfrentar a complexidade de investimentos internacionais. Por exemplo, com um BDR, é possível investir em empresas como Disney, Google, Facebook, e muitas outras, diretamente pela B3.
Vantagens e Desvantagens
De acordo com a B3, algumas vantagens de investir em BDR são:
Acesso mais fácil aos títulos de empresas listadas no exterior sem ter de pagar os custos relacionados a investimentos internacionais;
Possibilidade de investir em títulos listados no exterior, mas com operações realizadas no Brasil e liquidação feita em reais;
Novas opções de investimentos para diversificar a carteira.