Como declarar férias vendidas no Imposto de Renda?

férias vendidas imposto

Chamamos de abono pecuniário a venda de parte das férias previstas do trabalhador, que abre mão de um terço do período adquirido (normalmente 10 dias), convertendo em pagamento em dinheiro por esse tempo. Mas muitas pessoas tem dúvidas em como declarar férias vendidas No Imposto de Renda. E é o que veremos no artigo a seguir.

Esta opção está prevista em lei, no artigo 473 da CLT, mas não obriga o empregador a acatar o pedido, deixando claro ser opcional. Caso seja aceito, o pagamento das férias tem o acréscimo de um terço do salário. E na hora de pagar o abono junto ao salário, esse adicional também é incidido. 

Como declarar férias vendidas no Imposto de Renda?

O abono é isento de tributação, ou seja, não é necessário pagar. Mas mesmo assim deve você informar na declaração de Imposto de Renda. Por isso, existe um campo específico, onde é preciso localizar a ficha de “rendimentos isentos e não tributáveis” no programa de preenchimento.

Portanto, você deve declarar o valor que recebeu de férias vendidas no campo26 – Outros”, dentro da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, onde será possível informar a quem foi pago (titular ou dependentes). Preencha na sequência o CNPJ da empresa e o nome e em “Descrição” escreva “abono pecuniário”. Informe o valor e clique em Ok para concluir a ficha.

Atenção: receber abono pecuniário não significa ter, obrigatoriamente, imposto a restituir. Somente tem dinheiro a receber de volta quem teve Imposto de Renda retido na fonte ou pagou imposto a mais em 2021.

O abono pecuniário é diferente do terço obrigatório pago quando as férias são tiradas. Este valor é tributado e deve ser somado ao salário no momento de informar os rendimentos anuais na declaração.

Fonte: Imposto de Renda e Restituição

Declarecerto no Imposto de Renda!

Agora que você sabe como declarar férias vendidas no Imposto de Renda, viemos te mostrar uma solução simples e segura para você enviar corretamente a sua declaração e não ter preocupações.

Com a Declarecerto, além de simular seu IR para que não tenha erros, a nossa plataforma calcula todos os possíveis cenários para a sua declaração, te dando mais chances de ganhar maior restituição e ainda a envia para a Receita Federal.

Portanto, se você quer se livrar da dor de cabeça que é declarar Imposto de Renda, faça sua declaração com a Declarecerto e ainda economize seu tempo e dinheiro!

Vem com a gente!

DECLARECERTO PREMIUM

80% DE DESCONTO

de R$399,90 por somente

R$ 79,99

EM ATÉ 6X SEM JUROS

 E pague somente na hora do envio.

Descomplique sua declaração de
Imposto de Renda com a Declarecerto e economize seu tempo e seu dinheiro!