Muitos contribuintes que declaram IR todos os anos, acabam o que se chama de Restituição do Imposto de Renda. Mas o que isso significa e como é possível receber essa restituição? Preparamos o texto a seguir, com alguns detalhes para que você saiba como funciona a Restituição do Imposto de Renda e como é possível recebê-la.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?
A Restituição do Imposto de Renda nada mais é do que uma devolução, feita pela Receita Federal, dos valores que foram pagos a mais com o Imposto de Renda. Mas para quem ainda não sabe e nunca declarou, a grande dúvida sobre como receber a Restituição do Imposto de Renda pode surgir.
Na grande maioria dos casos, recebem a restituição os trabalhadores assalariados, que contribuíram mensalmente com cotas do IR a cada pagamento recebido, já que o imposto vem descontado obrigatoriamente nas folhas de pagamento. Esse desconto mensal chama-se Imposto de Renda Retido na Fonte.
Quando o contribuinte realiza a sua declaração anual, muitas vezes possui despesas consideradas dedutíveis, que abatem do valor final sobre o qual é calculado o imposto. Como a retenção na fonte não prevê tais deduções, é na declaração anual que a Receita identifica quem pagou a mais e, por isso, tem direito à restituição.
Quem tem direito?
Todo trabalhador que recebe salários mensais a partir de 1.903,99 reais tem o imposto de renda retido na fonte, com valores a partir de 7,5% do salário recebido. Portanto, quem ganha, por exemplo, 2 mil reais, terá descontado 150 reais todo mês para o pagamento do IR.
Na hora de declarar, ele deverá preencher os seus rendimentos anuais, além das despesas dedutíveis e do imposto retido na fonte. Se a diferença do valor já recolhido na fonte for superior ao valor resultante do imposto devido, haverá a restituição dessa diferença.
No exemplo citado, o trabalhador terá contribuído com 1.800 reais com o imposto retido na fonte. Mas veja o que acontece quando há despesas dedutíveis.
Total recebido no ano: 24.000 reais
Total de despesas dedutíveis: 6.000 reais
Base de cálculo para o imposto: 18.000 reais
Com a base de cálculo nesse valor, esse trabalhador está isento do Imposto de Renda, portanto terá 1.800 reais a receber de restituição.
Como consultar a Restituição?
Para consultar a Restituição, será necessário fazer a declaração do Imposto de Renda. É possível utilizar o programa da Receita Federal, na parte de consulta da restituição.
Como recebo a restituição do Imposto de Renda?
A Declarecerto é uma plataforma de gestão do IR que vai te ajudar a receber a restituição e também a escolher a forma de declarar onde você receberá o maior valor possível de restituição. Com ela, você pode realizar a simulação da sua declaração e a de seu núcleo familiar para que nada fique para trás!
A restituição é liberada em lotes, priorizando certos grupos, como as pessoas acima dos 60 anos, um lote por mês. O calendário é liberado a cada ano, por isso, fique atenta(o). A Restituição do Imposto de Renda vai direto para a conta bancária informada na Declaração que foi realizada.
Utilize a Declarecerto e tenha a chance de receber a maior restituição do imposto de renda possível! Vem com a gente!