Como simular meu Imposto de Renda?

Aqui neste artigo, nós vamos falar sobre a importância de realizar a simulação do imposto de renda, quais são os benefícios de fazer e as consequências de não fazer a simulação. Além de, é claro, explicar como você pode simular o seu imposto de renda.

Todo início de ano, os brasileiros que receberam renda no ano anterior, precisam declarar essa renda ao Governo e pagar o Imposto de Renda relacionado. Muitos acabam ansiosos, justamente por não saber o quanto terão de pagar à Receita Federal. Por isso, é importante que você já tenha alguma ideia, na hora de declarar, de quanto será o seu imposto de renda. Isso só é possível se você simular os valores antes de enviar.

Porque devo simular o Imposto de Renda?

O principal motivo para que você faça uma simulação do imposto de renda antes de enviar a sua declaração é óbvio: Saber com antecedência o quanto precisará pagar. Assim você pode se preparar para o pagamento do imposto em dia, evitando multas e outros problemas. Mas existem outros motivos que tornam importante realizar tal simulação.

Existem diversas formas de declarar o seu imposto. Você pode, por exemplo, decidir incluir um ou mais dependentes, porém nem sempre essa inclusão traz uma vantagem econômica. Se você pudesse simular todas as formas de declarar, saberia qual delas é mais vantajosa. E essa é justamente uma das características da plataforma Declarecerto, sobre a qual falaremos com maiores detalhes adiante.

Problemas que podem ocorrer na declaração do IR

Como mencionamos a inclusão de dependentes, manteremos aqui esse exemplo. Quando você os inclui na sua declaração, por exemplo um filho, poderá abater os gastos com a saúde e a educação deles no ano de referência, mas terá que incluir também quaisquer fontes de renda que eles obtiveram, incluindo bolsas e pensões.

Se você não tiver feito uma simulação, pode acabar entregando uma declaração menos vantajosa financeiramente, caso a renda do dependente não compense o abatimento das despesas dedutíveis, ou essa renda force o cálculo do seu imposto a uma alíquota maior. Veja o exemplo na tabela:

Até 22.847,76 reais = ALÍQUOTA 0 (ISENTO, NÃO PAGA)

Entre 22.847,77 reais e 33.919,80 reais = ALÍQUOTA DE 7,5%

33.919,81 reais e 45.012,60 reais = ALÍQUOTA DE 15%

45.012,61 reais e 55.976,16 reais = ALÍQUOTA DE 22,5%

Maior que 55.976,16 reais = ALÍQUOTA DE 27,5%

Como você pode notar, mudar para outra faixa normalmente aumenta o percentual do imposto que incide sobre a renda em 7,5%. Se a sua declaração sem dependentes é de 30 mil reais, mas incluindo os dependentes chega a 35 mil reais, a diferença do valor de imposto de renda a ser pago será de 2.000 reais. Simular o imposto de renda é a forma mais eficaz de economizar.

Na simulação, é possível também identificar os erros que você cometeria e que causariam prejuízos financeiros e administrativos com a Receita Federal.

Como fazer a simulação do IR

Já sabemos o quanto é importante simular o imposto de renda, mas como isso é possível?

A própria Receita Federal disponibiliza, através de seu site oficial, um simulador do imposto de renda. Porém, ele tem algumas limitações. A primeira delas é que ele não te orienta em como preencher os campos necessários. Além disso, se você precisar simular outros cenários, terá que realizar essa tarefa manualmente, inserindo novamente os dados a cada possibilidade.

Por isso nós mencionamos a Declarecerto no início do artigo!

Com ela, você recebe ajuda para o correto preenchimento dos dados e pode inseri-los durante o ano inteiro, para não deixar nada para trás.

A simulação da Declarecerto analisa esses dados através de inteligência artificial, retornando para você, automaticamente, todos os possíveis cenários de declaração, incluindo todos os membros de sua família e informando a forma mais rentável para declarar, seja a que gera um menor pagamento de impostos, ou aquela em que vocês receberão um maior valor de restituição.

Chega de mistério na hora de declarar. Declare de forma mais fácil e econômica o seu imposto de renda. Declarecerto!

Receba informações diretamente em seu e-mail

E fique por dentro dos principais assuntos sobre Imposto de Renda da Pessoa Física
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "2eb7ce71-8838-4c37-9e25-47d8224b8874" });

QUER SABER COMO PAGAR MENOS IMPOSTO E GANHAR O MÁXIMO DE RESTITUIÇÃO POSSÍVEL?

Receba GRATUITAMENTE nosso material e veja as dicas que separamos para que você gaste menos dinheiro com o Imposto de Renda.

hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "981c233f-ea51-4812-b3a2-aa37c1b24612" });