Documentos necessários para fazer a declaração do IR

Preparamos este artigo para mostrar a você todos os documentos necessários para os cenários mais comuns da declaração de imposto de renda.

Na hora de declarar o seu Imposto de Renda, não basta apenas preencher o formulário de declaração tendo à mão alguns de seus documentos pessoais. Por exemplo: você deve deixar os rendimentos diversos, despesas dedutíveis e informações sobre dependentes devidamente documentadas. Caso contrário, você pode ter problemas com a Receita Federal. Então, é importante saber quais os documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda.

Como declarar o seu Imposto de Renda

Antes de tudo, tenha em mente que organizar toda a documentação necessária para a sua declaração com antecedência é a melhor forma de ganhar tempo e evitar problemas. Incluindo multas por atraso na entrega e retenção da sua declaração na malha fina.

Após checar, ao longo dessa leitura, qual será a documentação necessária, procure deixá-la disponível o quanto antes. Mas lembre-se que, em caso de haver restituição do IR a receber, quanto mais cedo você entregar de forma correta, mais rapidamente receberá a restituição.

Com a documentação em mãos, é hora de baixar o programa da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda. Ele está disponível para computadores e smartphones, para o preenchimento dos dados necessários e o envio online.

Se você declarou no ano anterior, precisará da cópia do arquivo que salvou na ocasião para preencher a declaração do ano atual. Se você está fazendo a sua primeira declaração, terá que informar alguns documentos pessoais.

Documentos e informações pessoais no IR

Como mencionamos antes, existem alguns documentos pessoais e informações que devem ser incluídos na sua lista de preparação para a declaração do imposto de renda. São eles:

  •       Nome completo
  •       Número do CPF
  •         Data de nascimento
  •         Endereço residencial
  •         Comprovante de sua atividade profissional
  •         Cópia da última declaração
  •       Conta bancária

Documentos referentes às deduções

Deduções são despesas que você realiza durante o ano anterior ao que está declarando. Elas são elegíveis de serem descontadas da base de cálculo do imposto a pagar. Caso possua tais despesas, devem ser comprovadas para que sejam aceitas na declaração. Veja uma lista de algumas das despesas dedutíveis:

·       Despesas com a saúde.

(Planos de saúde, consultas, exames, internações)

·        Despesas com educação.

(Escolas, universidades, pós-graduações e especializações)

·        Despesas com planos de previdência privada.

·        Doações a entidades que possuam incentivos fiscais.

Serão necessários recibos, notas fiscais ou boletos de pagamento relacionados, desde que tais documentos comprobatórios exibam seus dados. Além do CNPJ ou CPF do prestador de serviço.

Você precisará lembrar do Imposto de Renda ao longo do ano, sempre que realizar uma despesa dedutível. É necessário solicitar o documento de comprovação com esses dados. Não se esqueça: você pode usar a Declarecerto para inserir todas essas informações ao longo do ano.

É importante lembrar que a Receita Federal poderá solicitar a qualquer momento esses documentos. E o prazo é de até cinco anos. Por isso, guarde com você seus recibos, durante esse período.

Dependentes no Imposto de Renda

Se você vai declarar pessoas como seus dependentes no Imposto de Renda, precisará de seu CPF. Além disso, também irá precisar de todos os recibos relacionados às despesas com saúde e educação de tais dependentes. Esses vão entrar também como deduções para o cálculo do seu imposto.

Informes de rendimento no IR

A empresa onde você trabalhar deve fornecer a você, todos os anos, um informe de rendimento. Nele irá constar todos os valores que recebeu dela ao longo do ano. Além disso, também irá constar os valores de impostos que foram retidos na fonte, contribuição para o INSS e demais valores relacionados.

Caso você tenha trabalhado em mais de uma empresa ao longo do ano de referência, precisará do informe de rendimento de todas elas.

Informes de instituições financeiras

Os bancos onde você tem ou teve conta no ano de referência, também devem fornecer a você seus informes. É onde haverá os dados relacionados às movimentações financeiras, de conta corrente e poupança. E também a respeito de qualquer tipo de investimento que você tenha realizado. O mesmo vale para corretoras de investimentos e administradoras de planos e fundos.

Documentos relacionados a bens, aluguéis e pensões

Compra e venda de imóveis, veículos e outros bens também precisam estar documentadas através de escrituras, contratos, recibos e notas fiscais comprobatórios. Através desses documentos, deve-se constar os dados do vendedor e do comprador, da mesma forma como nas despesas dedutíveis.

Se a compra do bem foi financiada, será necessário informar dados. Como o banco, o número do contrato de financiamento, o valor financiado e o valor das prestações.

Além disso, deve haver informações e documentos referentes a heranças recebidas, pagamento ou recebimento de pensões alimentícias, contratos de consórcios e também de empréstimos.

Simplifique a sua declaração!

Com todos esses documentos e detalhes a serem observados, não é para menos que muita gente acaba temendo quando chega a hora de fazer a declaração. Mas isso não precisa ser mais dessa forma!

Mas agora que você sabe quais os documentos necessários para fazer a declaração do IR, pode contar com a plataforma Declarecerto pra te guiar através do processo de declaração. Com ela, o preenchimento dos dados se torna mais fácil e intuitivo. Além disso, você contará com inúmeros recursos que descomplicam a declaração e podem gerar economia na hora de acertar as contas com a Receita.

A Declarecerto simplifica a sua tarefa de declarar o imposto de renda todos os anos. Ainda mostra as formas mais econômicas de declarar, para que você escolha uma através da qual vai pagar o menor valor ou receber a maior restituição possível.

Então deixe a Declarecerto te guiar na sua declaração e nunca mais tenha medo do Imposto de Renda!

DECLARECERTO PREMIUM

80% DE DESCONTO

de R$399,90 por somente

R$ 79,99

EM ATÉ 6X SEM JUROS

 E pague somente na hora do envio.

Descomplique sua declaração de
Imposto de Renda com a Declarecerto e economize seu tempo e seu dinheiro!