Entregador precisa declarar Imposto de Renda?

entregador imposto de renda

Se você trabalha com serviço de delivery de comidas, realizando entregas através de aplicativos como Ifood e Ubereats, é natural que apareça a seguinte dúvida: Preciso declarar no Imposto de Renda? A resposta é sim! E é sobre isso que vamos falar no artigo a seguir. Fique atenta(o)!

Despesas que tenho trabalhando como entregador

Custo da moto, combustível, prestações do veículo, pagamento do aplicativo, todas essas despesas que entrarem na sua conta corrente vindo dos aplicativos, não irão emitir informes. Podem até dar alguns relatórios, mas não há informe de rendimento.

As empresas de aplicativo de delivery são prestadoras/intermediadoras de serviços, e não estão como empregadores. A responsabilidade é sua de efetuar a declaração do Imposto de Renda. Em relação ao pagamento, caso você ganhe até 1900 reais por mês na pessoa física, está isento de pagar o Imposto de Renda.

Lembrando que declarar o Imposto e pagar são duas coisas diferentes.

Como declarar no Imposto de Renda sendo entregador?

Primeiro, é aconselhável criar um MEI. Essa sigla significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

Mas muitas pessoas não sabem como justificar, preencher e declarar o MEI no Imposto de Renda.

É necessário declarar o valor do repasse mensal que o aplicativo deposita na sua conta. Se você trabalha como entregador de forma registrada, ou seja, de carteira assinada, a empresa que te contratou irá emitir um informe de rendimento.

Por outro lado, como já dito antes, o entregador que não trabalha de carteira assinada é considerado trabalhador autônomo. Portanto, nesse caso, é ele que tem que recolher o INSS e o IR sobre seu serviço. E dependendo do serviço, também recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS). Esse é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos.

O MEI que citamos, veio para facilitar essa questão. Mas há um empecilho de você ser motoboy através do MEI. Muitas pessoas não sabem que nessa situação, o entregador tem que fazer uma organização mensal e gerar seu lucro mensal. Além disso, deve separar o que é Pessoa Jurídica (PJ) de Pessoa Física (PF).

Declarecerto o seu Imposto de Renda!

Se você é entregador, precisa declarar o Imposto de Renda, não quer cair na malha fina e nem estar encrencado com a Receita, temos a solução!

Com a Declarecerto, além de simular seu IR para que não tenha erros, a nossa plataforma calcula todos os possíveis cenários para a sua declaração, te dando mais chances de ganhar maior restituição e ainda a envia para a Receita Federal.

Portanto, se você quer se livrar da dor de cabeça que é declarar Imposto de Renda, faça sua declaração com a Declare e ainda economize seu tempo e dinheiro!

Vem com a gente!

DECLARECERTO PREMIUM

80% DE DESCONTO

de R$399,90 por somente

R$ 79,99

EM ATÉ 6X SEM JUROS

 E pague somente na hora do envio.

Descomplique sua declaração de
Imposto de Renda com a Declarecerto e economize seu tempo e seu dinheiro!