Imposto de Renda na compra e venda de imóveis

Na hora de fazer o seu imposto de renda, você também vai precisar declarar os bens imóveis que tiver comprado ou vendido.

Mas como a compra e venda de imóveis entra na declaração do Imposto de Renda? E o que pode ser feito para pagar um menor volume de impostos?

São algumas das informações que nós daremos, logo a seguir.

Como funciona o Imposto de Renda para imóveis?

No Imposto de Renda, você deve declarar os bens que possui na seção Bens e Direitos. Porém, em muitos casos de venda, você deverá declarar também na seção de Ganhos de Capital.

Isso porque, para efeito de Imposto de Renda, a Receita Federal entende que, se você vendeu um imóvel por um valor maior do que o avaliado, houve lucro imobiliário na transação. Ou seja, a diferença de valor será considerada um rendimento e sobre essa diferença incidirá uma alíquota de 15%.

Por exemplo, se você possui um imóvel avaliado em 400 mil reais e vendeu tal imóvel por 500 mil reais, haverá imposto sobre os 100 mil de lucro, com alíquota de 15%. Gerando assim, um imposto sobre essa transação, no valor de 15 mil reais.

Existem, no entanto, algumas formas de reduzir o valor desse imposto, que nós vamos ver logo a seguir.

Pagando menos IR pelo seu imóvel

Um dos maiores problemas com relação ao Imposto de Renda sobre a venda de um imóvel, é que o valor avaliado não pode ser alterado de acordo com as flutuações do mercado imobiliário. Então, naturalmente, se você comprou um imóvel há alguns anos, este valor certamente já estará defasado. Você venderá por um valor maior e terá que pagar o imposto sobre a diferença dos valores. Uma das formas de contornar esse problema é a próxima dica:

Gastos com reformas

Qualquer gasto realizado com melhorias e reformas no imóvel pode ser utilizado para aumentar o seu valor de avaliação. Incluindo tanto a mão de obra, quanto o material. Até mesmo uma pintura pode ser utilizada para atualizar o valor do imóvel.

É necessário apenas ter os recibos ou notas fiscais, que contenham informações sobre o prestador de serviço ou do local de compra. Além disso, informações do dono do imóvel.

Os gastos com reformas no imóvel, portanto, serão reduzidos da diferença entre o valor de venda e o valor de compra. Reduzindo assim, o valor em que incidirá a alíquota de 15%.

Seu único imóvel

Se o contribuinte vender o único imóvel que possui, por um valor de até 440 mil reais, a transação fica isenta do IR, desde que essa seja a única vez que vendeu um imóvel nos últimos cinco anos.

Comprar outro imóvel

Se você vender um imóvel residencial e comprar outro em um prazo de até 180 dias da data de venda, você também estará isento do IR. Essa isenção também só ocorre por transações realizadas a cada cinco anos.

Abra uma empresa

Se a compra e venda de imóveis é o seu negócio, será muito mais vantajoso abrir uma empresa, para se beneficiar de regras e taxas menos rigorosas para compra e venda de imóveis por pessoas jurídicas.

Declarecerto o seu imóvel!

Para não ter que pagar mais impostos do que precisa, além de evitar erros de preenchimento que podem trazer problemas com a Receita Federal, utilize a Declarecerto.

Ela vai te guiar no preenchimento dos dados de forma correta e informar todas as possibilidades de preenchimento da sua declaração, para que você escolha a mais econômica, ou seja, pagar menos impostos ou receber a maior restituição.

Aproveite a Declarecerto e nunca mais tenha problemas com o Imposto de Renda!

Receba informações diretamente em seu e-mail

E fique por dentro dos principais assuntos sobre Imposto de Renda da Pessoa Física
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "2eb7ce71-8838-4c37-9e25-47d8224b8874" });

QUER SABER COMO PAGAR MENOS IMPOSTO E GANHAR O MÁXIMO DE RESTITUIÇÃO POSSÍVEL?

Receba GRATUITAMENTE nosso material e veja as dicas que separamos para que você gaste menos dinheiro com o Imposto de Renda.

hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "981c233f-ea51-4812-b3a2-aa37c1b24612" });