O que pode fazer seu Imposto de Renda cair na malha fina?

Seja qual for a sua situação, mesmo que nunca tenha ouvido falar em malha fina, o assunto deste artigo certamente vai te interessar, se você não quer ter problemas com a Receita Federal na hora de declarar o imposto de renda.
Imposto de Renda cair na malha fina

Você teme cair na malha fina do Imposto de Renda?

Ou pelo menos já ouviu falar nessa tão temida expressão, quando se fala na declaração do IR? Seja como for, esse artigo fará você entender melhor sobre o assunto e estar preparada(o) para seu Imposto de renda não cair na malha fina.

O que é a malha fina do Imposto de Renda?

O Imposto de Renda no Brasil, além de ser um dos mais caros do mundo, é também bastante complicado. Todos os anos, brasileiros que possuem renda precisam realizar essa tarefa, obrigatória para muitos, que é também o pesadelo da maioria.

E não basta preencher a declaração de qualquer jeito apenas para se livrar dessa tarefa. Se houver inconsistência nos dados declarados, a sua declaração entrará no que ficou conhecido como a malha fina do imposto de renda.

Isso acontece quando a receita federal percebe que há divergências entre os valores que constam em uma declaração e outra, por exemplo, se você declara o seu salário com um valor, mas o seu empregador declara em outro. Ou ainda, o valor da venda de um apartamento não bate com o valor declarado pelo comprador.

Essa verificação é automática e sinaliza que algo está errado em uma ou mais declarações. Isso não significa que você já será acusado de fraude, mas que sua declaração ficará retida para ser averiguada.

Consequências de cair na malha fina

Na imensa maioria dos casos, a Receita entende que houve um engano no preenchimento dos dados. Solicita-se então que o contribuinte retifique e reenvie a declaração. Algumas das possíveis consequências de cair na malha fina são:

  • ·        Multas que variam entre 75% e 225% do IR devido.

Variam de acordo com a gravidade.

  • ·        Protesto em cartório ou ação judicial por crime tributário.

Apenas nos casos em que há confirmação de tentativa de fraude.

  • ·        Impedimento para conseguir a restituição do IR.
  • ·        Dificuldade para conseguir empréstimos.
  •     CPF bloqueado.
  • ·        Problemas na hora de movimentar contas.

Como evitar cair na malha fina do IR?

Caso o contribuinte tente adulterar ou omitir algum dado, visando pagar menos, isso certamente será notado. Existem muitas formas legais de reduzir o valor a ser pago no imposto de renda, por isso, não caia na tentação de “dar um jeitinho”.

Você deve estar atento também aos principais erros que costumam levar uma declaração a cair na malha fina. Veja a seguir.

Erros de digitação

São bem comuns no preenchimento da declaração, então, revise antes de enviar, evitando que um valor de R$1.000,00 seja preenchido como R$10.000, por exemplo.

Omissão de aluguel

Receber por um imóvel alugado é considerado um rendimento, portanto, deve ser declarado no IR. Muitas pessoas acabam esquecendo de declarar o aluguel recebido.

Erros relacionados aos dependentes

Quem declara dependentes que possuem algum tipo de renda, até mesmo uma bolsa de estágio, deve também declarar essa renda em sua própria declaração. Se você pretende incluir alguém que recebe pensão alimentícia, saiba que ele não pode ser seu dependente. Ele deverá ser incluído como alimentando na declaração de quem paga a pensão. Um CPF também só pode ser dependente em uma única declaração.

Dedução indevida com saúde e educação

Existe um limite de valores que podem ser deduzidos em cada categoria, portanto, você deve checar esse limite antes de incluir tais despesas. No caso da educação, incluir despesas com cursos livres e livros, por exemplo, podem fazer a sua declaração cair na malha fina.

Lembre-se sempre de que, assim como você está declarando uma despesa ou um rendimento, haverá outra pessoa declarando da mesma forma. É assim que, por exemplo, você inclui o que gastou com um tratamento médico e o profissional inclui o mesmo valor como rendimento em sua própria declaração.

Todos esses dados são cruzados pela Receita Federal e devem coincidir de forma exata.

Esteja tranquilo com a malha fina

Aqui, nós resumimos alguns dos erros mais comuns na hora de declarar o imposto de renda, que podem fazer a sua declaração cair na malha fina. Porém, são muitas as “armadilhas” que podem deixar você nessa situação desconfortável.

Para ter tranquilidade, utilize a Declarecerto, uma plataforma de gestão do imposto de renda que descomplica o preenchimento da declaração, que te auxilia e evita os erros que fazem cair na malha fina.

Se a sua preocupação é pagar menos imposto de renda, a Declarecerto é também a solução ideal. Ela utiliza inteligência artificial para simular todos os cenários possíveis de declaração. Assim, você pode escolher aquele que for mais vantajoso para você e sua família!

Receba informações diretamente em seu e-mail

E fique por dentro dos principais assuntos sobre Imposto de Renda da Pessoa Física
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "2eb7ce71-8838-4c37-9e25-47d8224b8874" });

QUER SABER COMO PAGAR MENOS IMPOSTO E GANHAR O MÁXIMO DE RESTITUIÇÃO POSSÍVEL?

Receba GRATUITAMENTE nosso material e veja as dicas que separamos para que você gaste menos dinheiro com o Imposto de Renda.

hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "981c233f-ea51-4812-b3a2-aa37c1b24612" });