O que fazer quando o IR cair na malha fina?

Se você precisa realizar a declaração do Imposto de Renda, com certeza já passou pela sua cabeça o medo de não declarar corretamente e ficou pensando sobre o que aconteceria caso seu IR tivesse algum erro, não é verdade?

É por isso que neste artigo, iremos te auxiliar para você saber quais os passos deve seguir e o que fazer quando o seu IR cair na temida malha fina, caso isso aconteça.

O que é a malha fina?

A malha fina é um meio para verificar a declaração do imposto de renda (tanto da pessoa física quanto jurídica), que cruza as informações que vem dos bancos, empresas e as declaradas pelo próprio contribuinte, procurando erros e inconsistências. Isso pode dificultar a restituição do imposto ou resultar em uma investigação mais profunda por parte da Receita Federal.

O que faz meu Imposto cair na malha fina

Os motivos para a declaração cair na malha fina da Receita Federal são, por exemplo: erros como valores incorretos, rendimentos omitidos, informações cadastrais erradas, falta de comprovação de despesas médicas, ou até mesmo uma possível fraude em análise. O contribuinte precisa ter cuidado também para fornecer todas as informações corretamente que sejam condizentes com as de terceiros.

Como saber se eu cai na malha fina do Imposto de Renda

Para descobrir se está ou não na malha fina, é possível acessar o portal e-CAC, por meio da opção “Meu Imposto de Renda (Meu Imposto de Renda – Extrato da DIRPF). Este portal de serviços permite a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil. 

Para seguir com o processo, é só ir até a aba “Processamento”, a partir deste ponto, pessoa deverá escolher o item “Pendências de Malha”.

Nesta opção, o cidadão poderá ver se a declaração está em malha e, também, descobrir qual é o motivo pelo qual ela foi retida. E caso o a pessoa tenha direito à restituição, o valor será pago apenas quando tudo estiver regularizado.

Cai na malha fina: o que preciso fazer?

Se o contribuinte descobrir que caiu na malha fina, é preciso verificar o motivo e corrigir a divergência.

Quando esse problema acontece, é possível retificar a declaração no site da Receita para corrigir. Também pode ser solicitada a comprovação de despesas. Mas, nesse caso, o contribuinte precisa enviar cópias dos comprovantes. As correções podem ser feita no mesmo programa da declaração original. Em caso de irregularidade da declaração do IR, basta ter o programa do ano instalado no computador ou celular.

Mas para você não correr esse risco, nós temos a solução! A Declarecerto pode te ajudar na hora de simular seu Imposto de Renda e descomplicar sua vida simulando todos os cenários possíveis de declaração. Desse modo, é possível evitar erros que façam o seu IR cair na malha fina.

Vem com a gente e Declarecerto!

Receba informações diretamente em seu e-mail

E fique por dentro dos principais assuntos sobre Imposto de Renda da Pessoa Física
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "8588793", formId: "2eb7ce71-8838-4c37-9e25-47d8224b8874" });